Como Os Bebês Nascem?

Créditos: Instinto Fotografia e Filme

Existe ainda muita confusão sobre os caminhos do bebê para chegar nesse mundão. A tão famosa dilatação de 10 cm ainda não é clara para muitos… essa abertura no corpo da mulher será que acontece onde? Na vagina? No útero? No quadril?

Se você tem essa dúvida também, vem conosco desvendar os caminhos do nascimento…

O bebê, para nascer, precisa atravessar ​3 barreiras do corpo materno:

  1. ​O colo do útero que vai se dilatar, se abrir, durante o trabalho de parto;
  2. O canal vaginal envolto pelos ossos da pelve;
  3. O assoalho pélvico, períneo.

Se liga nestas três passagens, para não confundir mais a dilatação do colo do útero com a passagem do bebê pelo períneo.

Primeiramente no Trabalho de Parto, o coquetel hormonal e as contrações uterinas propiciam que o colo do útero se afine e aos poucos vá se abrindo até chegar aos 10 cm de dilatação, abrindo passagem para o bebê descer pelo canal vaginal. Neste caminho o bebê encontrará os ossos do quadril, da pelve, e em uma dança linda, guiada por um movimento de parafuso, o bebê vai se acomodando e descendo pelo canal vaginal (também chamado de canal de parto) a cada contração, até encontrar o assoalho pélvico.

Na base inferior dos osso da pelve temos uma musculatura muito forte chamada ​assoalho pélvico. É ele que segura todo o conteúdo abdominal (intestino, vísceras, bexiga, o útero grávido e todo o peso do feto, placenta e bolsa amniótica). É no assoalho pélvico que se encontra o períneo (feixe muscular em forma de oito) que envolve a abertura vaginal e a anal. 

A última passagem do bebê para aterrar aqui conosco é o períneo. A musculatura vai se alongando, se abrindo, uma queimação na região devido à distensão, chamada círculo de fogo vai surgindo, o bebê vai coroando, até finalizar seu rito de passagem, nascer e ir para o colo de sua mãe.

Você sabia que a Fisioterapia Pélvica fortalece o assoalho pélvico, melhora os desconfortos da gestação e prepara o períneo, atuando na prevenção de lacerações durante o parto?

Você que está gestando, também confundia-se com esses caminhos?! Vem com a gente se preparar para o parto e entender esse e outros mecanismos do parto. 

Conheça o Universo do Parto Humanizado

Depoimentos

Nathália: Mãe do Gael

Durante a minha gestação procurei criar uma rede de apoio com pessoas engajadas em promover saúde e bem-estar à gestante, que trouxesse informações técnicas e

Depoimentos

Selma: Mãe da Manuela

Minha trajetória com as meninas da TuVens começou bem no início da minha gestação, 12 semanas. Foi minha irmã que contactou a Adriana e ela

Quer saber mais sobre Parto Humanizado?

Entre em contato conosco

Enviar Mensagem
Olá, envie sua mensagem. Responderemos assim que possível. Agradecemos desde já. Obrigada.