Parto Domiciliar É Seguro?

Crédito: Janaína Cunha

“Pra que ficar em casa se no hospital tem um monte de tecnologia e estrutura?”. 

Você já pensou ou ouviu isso? É uma das frases mais comuns quando o assunto é parto domiciliar, então vamos começar esclarecendo que Parto Domiciliar Planejado (PDP) não é parir em casa sem assistência, ok?

É fato que quase todos os partos no Brasil acontecem em ambiente hospitalar, mas isso não significa que parir em casa não seja seguro. Em países como Inglaterra, Canadá, Austrália e Holanda, onde partos domiciliares são comuns, todo o sistema obstétrico é preparado e as gestantes de risco habitual são atendidas por parteiras profissionais, as chamadas “midwives” – equivalentes às Obstetrizes e Enfermeiras(os) Obstetras aqui no Brasil. 

Ao contrário do que muito gente acredita, parir em casa não é mais arriscado que no hospital, isso porque existe uma lista de critérios que precisam ser atendidos pela gestante, além de serem assistidas por parteiras(os) profissionais e estarem próximas a um hospital de referência para possíveis transferências. 

Equipes de PDP não assumem riscos desnecessários, portanto uma transferência é feita a qualquer alteração nas condições da gestante ou do bebê, que muitas vezes continuam o processo do parto normal no hospital.  

E qual é o melhor lugar para parir? Aquele que você se sentir segura. Caso o PDP seja uma opção para você, esses são alguns dos critérios de elegibilidade recomendados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens – regulamentam a atuação de Obstetrizes e Enfermeiras(os) Obstetras):

  • Gestantes com pré-natal de risco habitual;
  • Resultados de todos os exames realizados dentro dos padrões de normalidade;
  • Gestação única, bebê cefálico, a termo (entre 37 e 42 semanas);
  • Ausência de intercorrências clínicas e obstétricas.

Assim como todas as decisões sobre seu corpo e seu parto, a escolha pelo local deve ser baseada no seu desejo, mas para isso você precisa de informação de qualidade.

Converse com equipes de parto domiciliar e doulas, e se essa for a sua escolha, estude, se informe e se prepare para viver essa experiência.

Conheça o Universo do Parto Humanizado

Depoimentos

Joice: Mãe do Otto

Conheci a TuVens através de um curso online sobre gestar, parir e cuidar. Eu gostaria de um parto mais natural possível e o curso me

Depoimentos

Angélica: Mãe do Bernardo

Eu procurava uma equipe de mulheres fortes para me acompanhar no momento mais importante da minha vida. Encontrei 3 super mulheres, maravilhosas, que fizeram toda

Quer saber mais sobre Parto Humanizado?

Entre em contato conosco

Enviar Mensagem
Olá, envie sua mensagem. Responderemos assim que possível. Agradecemos desde já. Obrigada.