Parto Domiciliar É Seguro?
Crédito: Janaína Cunha
“Pra que ficar em casa se no hospital tem um monte de tecnologia e estrutura?”.
Você já pensou ou ouviu isso? É uma das frases mais comuns quando o assunto é parto domiciliar, então vamos começar esclarecendo que Parto Domiciliar Planejado (PDP) não é parir em casa sem assistência, ok?
É fato que quase todos os partos no Brasil acontecem em ambiente hospitalar, mas isso não significa que parir em casa não seja seguro. Em países como Inglaterra, Canadá, Austrália e Holanda, onde partos domiciliares são comuns, todo o sistema obstétrico é preparado e as gestantes de risco habitual são atendidas por parteiras profissionais, as chamadas “midwives” – equivalentes às Obstetrizes e Enfermeiras(os) Obstetras aqui no Brasil.
Ao contrário do que muito gente acredita, parir em casa não é mais arriscado que no hospital, isso porque existe uma lista de critérios que precisam ser atendidos pela gestante, além de serem assistidas por parteiras(os) profissionais e estarem próximas a um hospital de referência para possíveis transferências.
Equipes de PDP não assumem riscos desnecessários, portanto uma transferência é feita a qualquer alteração nas condições da gestante ou do bebê, que muitas vezes continuam o processo do parto normal no hospital.
E qual é o melhor lugar para parir? Aquele que você se sentir segura. Caso o PDP seja uma opção para você, esses são alguns dos critérios de elegibilidade recomendados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens – regulamentam a atuação de Obstetrizes e Enfermeiras(os) Obstetras):
- Gestantes com pré-natal de risco habitual;
- Resultados de todos os exames realizados dentro dos padrões de normalidade;
- Gestação única, bebê cefálico, a termo (entre 37 e 42 semanas);
- Ausência de intercorrências clínicas e obstétricas.
Assim como todas as decisões sobre seu corpo e seu parto, a escolha pelo local deve ser baseada no seu desejo, mas para isso você precisa de informação de qualidade.
Converse com equipes de parto domiciliar e parteiras, e se essa for a sua escolha, estude, se informe e se prepare para viver essa experiência.
