O Parto é Seu

Imagem: Janaína Cunha

O parto é um processo de cada gestante e sua cria. Pode ser em casa ou no hospital, na água, na banqueta, deitada, de cócoras. Pode ser uma cesariana, com ou sem Doula, com a equipe de plantão, pelo convênio, particular ou pelo SUS.

Existe uma infinidade de possibilidades e só nós saberemos qual será a melhor ou a possível.

Parto não tem receita de bolo. A preparação é importante: informações, dicas, preparos físicos e emocionais são sucesso, mas não podem se tornar uma sobrecarga para você.

A confiança no processo, em seu corpo e na sua capacidade de parir vem de dentro. Precisamos buscar lá no fundinho o que desejamos, confiamos e podemos. Como diz uma amiga querida, Regina: “Não podemos olhar dos nossos bastidores o palco da vida do outro”.

Eu escolhi um parto domiciliar, era onde me sentia segura e acolhida. Peguei todas as minhas economias e investi no nascimento do Caê. Tive um pré-natal tranquilo pelo SUS, com as Parteiras Aurora e com a Obstetra Adélia Marques.

Era importante para mim ter meu companheiro Diego, minhas amigas parteiras Fer e Olívia, e minha doula amiga irmã Mariana comigo e meu beija-flor neste rito de passagem.

Tudo ocorreu da melhor forma possível, mas essa é a minha história, meu palco. Os medos não aparecem nas fotos e vídeos de partos que tanto assistimos.

Você pode se sentir mais segura no hospital, não poder/querer direcionar seus investimentos para esse momento, pode querer usar seu convênio, e todas podem parir pelo SUS.

Cada história é única, mas se eu puder dar uma dica aqui: QUE ELA NÃO SEJA PAUTADA NO MEDO. Os Caminhos do Gestar, Parir e Cuidar serão próprios, singulares e precisam ser olhados e analisados pela via de dentro!

Confiem em seus corpos mulheres! Seguimos juntas e sempre por aqui para o que precisarem!