Não seja um acompanhante cone

Dias atrás li o post da Humaniza Elas sobre o “Acompanhante Planta” e achei a denominação bem mais carinhosa que a que eu costumo utilizar: “Acompanhante Cone”

O Acompanhante Cone (ou planta) é aquele que pode ser substituído por uma samambaia ou por um cone de trânsito, que o cenário será o mesmo.

Normalmente só seu corpinho se faz ali presente, mas a mente está a divagar bem longe, muitas vezes no celular, daquele trabalho de parto que a mulher está vivenciando.

Fico pensando se é insegurança por sentir que vai mais atrapalhar do que ajudar, ansiedade por se sentir perdido, fuga pelo medo do desconhecido, ou uma postura um tanto egoísta de “não posso fazer muito já que não é meu corpo que está se abrindo para botar uma criança no mundo”.

Porém minha gente, nada disso pode ser mais importante que a mulher que está parindo.

Acompanhante tem funções importantíssimas. Traz conforto e segurança para a mulher, sendo seu porto seguro quando ela mergulhar na Partolândia. É quem ajuda a garantir que seus desejos do plano de parto sejam respeitados. É suporte, companhia, apoio, PRESENÇA, calmaria. É TAMO JUNTO! ❤

Ter um acompanhante durante todo o pré-parto, parto e pós-parto é um direito da mulher previsto por lei e uma grande responsabilidade do escolhido.

É preciso ESTAR de verdade no momento presente e envolvido PRA VALER com o processo.

Lembrando que Doula não é acompanhante. Cada um no seu quadrado😉

Por isso peço aqui queridos acompanhantes: se informem, se envolvam, respirem junto, estudem junto, vocalizem junto, sonhem junto, banquem o rolê junto.

Estendemos aqui nossas mãos, ouvidos e corações pra você que se sente inseguro, com medo e está meio perdido em seu real papel de acompanhante. Não se aquiete, busque apoio.

Conheça o Universo do Parto Humanizado

Depoimentos

Nathália: Mãe do Gael

Durante a minha gestação procurei criar uma rede de apoio com pessoas engajadas em promover saúde e bem-estar à gestante, que trouxesse informações técnicas e

Depoimentos

Selma: Mãe da Manuela

Minha trajetória com as meninas da TuVens começou bem no início da minha gestação, 12 semanas. Foi minha irmã que contactou a Adriana e ela

Quer saber mais sobre Parto Humanizado?

Entre em contato conosco

Enviar Mensagem
Olá, envie sua mensagem. Responderemos assim que possível. Agradecemos desde já. Obrigada.