icterícia neonatal
A icterícia neonatal é a pigmentação amarelada da pele e demais tecidos corporais do recém nascido pelo aumento da quantidade de bilirrubina no sangue.
É chamada icterícia patológica quando aparece nas primeiras 24 horas de vida do bebê e persiste por mais de uma semana. A icterícia patológica pode ser causada por incompatibilidade materno-fetal no sistema Rh ou tipo sanguíneo.
A icterícia fisiológica tem início após 24 horas de vida e desaparece após 7 dias no RN a termo e após 14 dias no prematuro. É comum e o RN apresenta bom estado de saúde, sem sinais de anemia e alterações no fígado.
O tratamento mais comum é a fototerapia (banho de luz), que utiliza luzes ultravioletas para transformar a bilirrubina em produtos mais hidrossolúveis, que são eliminados pelo organismo. Para casos mais graves, faz se a exangüineotransfusão, procedimento pelo qual todo sangue do bebê é removido e substituído por outro, de um doador compatível.
O excesso de bilirrubina no sangue pode causar encefalopatia bilirrubínica (diminuição da força muscular, problemas de sucção, convulsões), que sem tratamento pode evoluir para um quadro grave.
Importante ressaltar que BANHO DE SOL NÃO TRATA ICTERÍCIA.
