Dor-medo-tensão

A tão temida Dor do Parto tira o sono de muitas gestantes, né não? Ela é comparada à dor de cólica renal, que dizem ser insana 😱

Segundo uma amiga querida que já pariu e já teve cólica de rim, a dor das contrações do trabalho de parto são muito mais tranquilas que a cólica renal. Nas palavras dela: “pelo menos durante as contrações temos um descanso pra dar uma respirada, já a cólica renal é enlouquecedora e não dá trégua”.

Costumo dizer que esse intervalo entre as ondas é um presente e temos que aproveitá-lo. Acreditem ou não, tem mulher que até dorme profundamente nesses minutinhos entre uma contração e outra.

Quando respiramos, dançamos, vocalizamos e bailamos com a dor – essa que nos convida a adentrar nas profundezas de nós mesmas – o processo todo fica um tanto mais tranquilo.

Desafiador, mas bem mais tranquilo do que quando o MEDO chega, a TENSÃO inunda todo o corpo e a Mente é invadida pela DOR, que de amiga, passa a ser uma inimiga que precisa ser eliminada.

Chamamos esse fenômeno de Ciclo Dor-Medo-Tensão, e a mulher normalmente contrai a musculatura e sobe na ponta do pé.

Ela não quer ter contato com aquela dor, a adrenalina inunda a mente e o corpo, o que leva a mais retração, oq dificulta cada vez mais a dilatação do colo do útero.

Eu sei que vc está pensando “A Mari, tá de sacanagem que além de ter dor, ainda temos que sorrir, fazer amizade e chamar de querida”.

Eu sei que soa doidera, mas é isso mesmo amadas. Quanto mais respirarmos junto, relaxarmos a musculatura e soltarmos as amarras, mais efetiva será a contração uterina.

Se preparem no pré-natal, trabalhem bastante o mental, as emoções, o descontrole, soltem tudo, que mesmo sendo mega desafiador, será um parto mais tranquilo.