Diabetes Gestacional

Você sabia que uma das principais modificações do organismo materno durante a gestação é o aumento da resistência à insulina?? Essa modificação é importante para que a glicose seja desviada para o feto em formação. Não é incrível??

Algumas mulheres desenvolvem Diabetes mellitus gestacional (DMG). Um dos exames essenciais do pré-natal é a glicemia de jejum.

Se o valor for menor que 92mg/dl, alguns protocolos indicam realizar o teste oral de tolerância à glicose entre 24-28 semanas de gestação. Valor acima de 92mg/dl fecha o diagnóstico de DMG.

Os principais fatores de risco são: histórico familiar, obesidade, ganho de peso excessivo, idade materna avançada, gestação gemelar e hipertensão, inclusive em gestações anteriores.

O DMG aumenta o risco de complicações como parto prematuro, macrossomia (bebê com > 4kg), maior incidência de pré-eclâmpsia, hipoglicemia no bebê após o parto etc.

As gestantes com glicemia controlada sem medicação podem aguardar o início espontâneo do trabalho de parto. Em outros casos, o parto pode ser antecipado através de indução. Se o DMG for de, difícil controle, recomenda se utilizar corticoide para maturação pulmonar fetal.