Cada criança tem seu tempo

Após minhas muitas idas ao parquinho com Caê nasceu esse texto…

Já perdi a conta das vezes que alguma mãe me disse “nossa, mas ele já corre, como é esperto, quanto tempo ele tem?”, e ao responder que meu Beija-Flor tem um ano e meio sempre tem uma retórica com cara de espanto e uma certa frustração na fala… “meu filho tem um ano e tantos meses e ainda não anda…”

Aí eu me pego em um lugar de justificativa para acolher a frustração daquela mãe e respondo: “ah mas ele ainda não fala, e cada criança tem seu tempo, está tudo bem”. Depois sempre me arrependo de ter me justificado.

Por amor mães, não entrem nesse lugar da comparação junto de cobranças e expectativas sobre os filhos e o próprio Maternar. Ele não é saudável.

Tem sempre o filho da fulana que já dorme a noite inteira (sonho aqui quando isso acontecer com o Caê🙌🏽), o outro que começou a andar muito cedo, o outro que come de tudo e o outro que já fala até inglês kkkkk

Somos mães possíveis, cada qual com sua forma de ser e de cuidar dos pequenos, e nossos filhos são seres únicos que têm seus próprios tempos de desenvolvimento. E está tudo bem respeitarmos isso!

É um super exercício lidarmos com nossas projeções, ansiedades e expectativas sobre eles e simplesmente deixarmos fluir, mas vale muito a pena. Façam esse experimento queridas!

E mulherada, repitam comigo: Não nos comparemos, não nos desvalorizemos, e sim nos apoiemos e evoluamos juntas.