Na sua primeira consulta, o(a) obstetra se baseou na data da sua última menstruação e calculou sua data provável do parto (DPP). Ele(a) também te disse que as chances do seu bebê nascer nesta data são muito pequenas? E que, na verdade, espera-se que uma gestação dure entre 37 e 42 semanas? Pois é, não são 9 meses como sempre nos ensinaram.  

Para gestações saudáveis (e com apenas 1 bebê), nas quais mãe e bebê estão bem, podemos nos basear nos dados de nascimentos do EUA de 2018:

  • 10% dos bebês nascem antes das 37 semanas;
  • 26% entre 37 e 38 semanas; 
  • 57% entre 39 e 40 semanas; 
  • 6% na semana 41;
  • menos de 1% a partir de 42 semanas (principalmente devido aos protocolos médicos, que consideram 41 semanas como o limite e sugerem indução ou cesárea).

Infelizmente os dados brasileiros consideram 37-41 semanas no mesmo grupo, que representou 85% dos partos vaginais em 2018.

Não tem como saber exatamente com quantas semanas seu trabalho de parto irá iniciar, porém acredita-se que um dos mecanismos que fazem isso acontecer é a maturidade pulmonar do bebê. Portanto, bebês não passam da hora, alguns apenas precisam de um pouco mais de tempo.

Acesse AQUI os dados de nascimentos dos EUA
Acesse AQUI os dados de nascimentos do Brasil

Conheça o Universo do Parto Humanizado

Depoimentos

Nathália: Mãe do Gael

Durante a minha gestação procurei criar uma rede de apoio com pessoas engajadas em promover saúde e bem-estar à gestante, que trouxesse informações técnicas e

Depoimentos

Selma: Mãe da Manuela

Minha trajetória com as meninas da TuVens começou bem no início da minha gestação, 12 semanas. Foi minha irmã que contactou a Adriana e ela

Quer saber mais sobre Parto Humanizado?

Entre em contato conosco

Enviar Mensagem
Olá, envie sua mensagem. Responderemos assim que possível. Agradecemos desde já. Obrigada.