Amamentação Gemelar
“Estou grávida de gêmeos e quero muito amamentar, é possível?”
⠀
Essa é uma pergunta comum que recebo quando a mulher descobre que a gestação veio em dose dupla.
⠀
SIM, É POSSÍVEL. Porém depende.
⠀
Como tudo na vida, e tudo que envolve gestação, parto e pós-parto, é preciso informação, preparação.
⠀
Isso vale para qualquer situação, independente do número de bebês, mas convenhamos que com 2 (ou mais), as coisas podem se complicar um pouco.
⠀
Eu, como Doula e Consultora de Amamentação, promovo a preparação ainda durante a gestação, pois assim consigo conversar com a mulher ou casal sobre os possíveis cenários, explicar o que pode acontecer em cada um deles, e dizer como iremos (sim, iremos, juntos) montar um plano de ação.
⠀
Pera Adriana, plano de ação? Isso mesmo. Por exemplo:
- Sabemos que existe uma maior probabilidade de gêmeos nascerem prematuros (porém também depende…rs), então eu explico o que isso significa, os critérios que podem ser utilizados para manter ou não os bebês na UTI, os direitos dos pais, formas de oferecer o leite, etc;
- Sabemos também que nem sempre a livre demanda vai ser uma opção viável para todas as mulheres, então converso sobre os diversos caminhos que elas poderão escolher;
- Também combino com elas que haverá confiança entre nós, pra que elas possam se abrir comigo, dizer quando não está tudo bem, para que possamos “recalcular a rota”.
Promover a amamentação (qualquer uma) não é só ensinar posições e fazer a pega correta. É apoio, acolhimento, entender o que cada mulher precisa. Muitas vezes, basta um “está tudo bem”, “respira”, “você já está conseguindo”.
⠀
A imagem de uma situação real não foi escolhida ao acaso. Amamentação é aprendizado, processo, paciência e resiliência.
⠀
Estamos juntas no caminho que vocês escolherem, sempre. ❤