5 dicas para o melhor parto possível
Aqui não vendemos receitas milagrosas ou promessas de desfechos de partos. Trabalhamos com a realidade, com a imprevisibilidade e a impermanência de um trabalho de parto!!
Dito isso, listei 5 dicas que são, na minha opinião, as mais essenciais para quem está em busca de uma experiência positiva de parto:
1️⃣ BUSQUE INFORMAÇÃO. Ela é o principal item do enxoval e a chave que permite fazer escolhas conscientes;
2️⃣ Se você faz pré-natal pelo SUS, leia atentamente a Caderneta da Gestante, procure saber como é a assistências nas maternidades próximas. Se tem plano de saúde, eles são obrigados a fornecer as taxas de cesárias das maternidades e dos médicos. Se um profissional tem 80% de taxa de cesárias, sinto muito, mas ele não vai te ajudar a ter um parto normal sem intervenções desnecessárias;
3️⃣ Se possível, tenha uma doula. Eu sei que os gastos são muitos e a situação econômica do país não está nada bem, portanto faça uma lista de prioridades. O que é mais importante pra vc nesse momento? Ao menos converse com algumas doulas para entender qual é nosso papel nesse momento da sua vida.
4️⃣ Cuide do emocional. Estamos falando do melhor parto possível, e pra ele acontecer você precisa estar aberta para o total descontrole, para abraçar as incertezas e mergulhar num oceano desconhecido. Se possível, faça um pré-natal psicológico, seja individual, em grupos de apoio ou grupos terapêuticos.
5️⃣ Por último, e talvez a mãe de todas as outras: TOME AS RÉDEAS DO SEU PARTO. Parto é travessia…sua e do seu bebê. Todos nós somos coadjuvantes nesse rito de passagem, VOCÊ É A PROTAGONISTA. O parto é seu, o corpo é seu, as sensações são suas.
O objetivo de toda a preparação e das informações é que você esteja tranquila, confiante e segura no momento do parto. Só assim você poderá mergulhar sem medo e sem necessidade de controlar a situação.